O Clube História
 
 
E-mail Print PDF

alt

O Osasco Futebol Clube foi fundado no dia 7 de janeiro de 1971 com o nome de Monte Negro Futebol Clube. O clube se profissionalizou oito anos mais tarde, quando participou pela primeira vez do Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A3). Com o passar dos anos, a competição foi mudando de nome e, em 1992, em sua última participação com a antiga nomenclatura, o clube esteve na Segunda Divisão.

altPorém, passando por dificuldades, o clube pediu licença à Federação Paulista de Futebol e, no dia 08 de dezembro de 1992, ressurgiu como Osasco Futebol Clube, com o intuito de oferecer mais identidade entre a equipe e a cidade. As cores preta e branca do Monte Negro deram lugar ao vermelho, verde e branco, cores da bandeira do município de Osasco. O escudo do clube também foi alterado e o brasão municipal passou a ser utilizado como símbolo. A única identidade mantida em relação ao Monte Negro foi a Águia, que continuou como mascote.

Em busca de mais sucesso que seu antecessor, o clube passou os primeiros anos se estruturando. Em 1996, recebeu do prefeito de Osasco o novo e reformado estádio municipal. Com isso, a equipe estava pronta para participar das competições profissionais, fato confirmado no ano seguinte, com a disputa do Campeonato Paulista da Série B2. No ano seguinte, com a alteração no nome do torneio, passou a disputar a Série B1B.

A primeira empreitada do clube em competições estaduais não durou muito. Em 1999, o clube novamente se licenciou da FPF, retornando em 2002, quando seu escudo foi alterado e a Águia passou a predominar como símbolo do time para a disputa do Campeonato Paulista da Série B3.

Em 2005, com mais uma alteração nas nomenclaturas dos torneios, o Osasco passou a integrar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Em 2007 e 2008, a equipe não passou da primeira fase da competição e licenciou-se em 2009.


altalt

A águia alvinegra ilustra o centro do escudo do Osasco Futebol Clube e também é a mascote do time.

O Monte Negro Futebol Clube, representante da cidade de Osasco no Campeonato Paulista por mais de uma década, já trazia em seu escudo a imponente ave. Com a mudança para Osasco Futebol Clube o escudo ganhou as cores da bandeira da cidade, vermelho, verde e branco, e manteve a águia como marca das suas origens.